Com o intuito de definir que a inclusão digital deve começar antes de tudo pelo professor, Mercadante afirma que o MEC formou mais de 300 mil professores em tecnologia da educação e informação, em cursos de 360 horas e afirma também ter disponibilizado internet de banda larga em aproximadamente 52 mil escolas públicas urbanas. O ministro está investindo aproximadamente R$150 milhões em compras de tablets para professores do ensino médio de escolas públicas, que disponibiliza para eles conteúdos educacionais, com aproximadamente 15 mil aulas aprovadas pelo editorial do MEC.
“É muito importante que a gente construa uma estratégia sólida para que a escola possa formar e preparar essa nova geração para o uso de tecnologias da informação”, disse.
Mas, será que o governo tem tomado cuidado necessário ao modo como, de fato, o uso dessa tecnologia tem sido empregada nas escolas? Com tantas facilidades, há tendência a busca de informações instantâneas, que podem apresentar conteúdo duvidoso, o que pode comprometer demasiadamente o senso crítico dos alunos, que por sua vez não pensam sobre o que acham de fato sobre os conteúdos apresentados. O autor faz o favor de pensar pelo aluno, expondo sua opinião, o que geralmente influencia sobre o ponto de vista do estudante.
Danielle Honória
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